terça-feira, 16 de julho de 2013

Vereadores aprovam 32 matérias e iniciam recesso parlamentar


A última sessão antes do recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de Palotina dessa segunda-feira (15) foi movimentada. Os vereadores debateram sobre 32 assuntos, entre projetos, indicações, requerimento e um veto do Poder Executivo. Os projetos foram aprovados por unanimidade em última discussão e seguem a sanção. As indicações e o requerimento em turno único vão seguir a apreciação. 
De 18 a 31 de julho, haverá recesso sendo que as sessões normais voltam a partir do dia 5 de agosto. O presidente Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) disse que o expediente da Câmara funcionará em horário normal e pode ser que haja sessões extraordinárias.  
O veto parcial ao projeto de lei nº 101/2013 sobre as diretrizes orçamentárias foi rejeitado por cinco votos a quatro em votação secreta. O veto refere-se à emenda substitutiva ao projeto acima citado de autoria do vereador Eloir Berno (PSD) da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, que substitui a porcentagem constante no artigo 17 alterando a dotação orçamentária de 10% para 5% do total de despesas fixadas para a Câmara, administração direta, autarquias, fundações e fundos municipais.
O vereador Natal Bonaldo (PT) propôs uma emenda supressiva ao projeto de lei nº 010/2013 do Legislativo que suprime o termo portadores de deficiência física para portadores de necessidades especiais. O projeto trata sobre concessão de passe livre no transporte municipal aos portadores e aos idosos com 60 anos. A emenda teve pedido de vista pelo vereador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) e o projeto foi retirado de votação pela mesa diretora.  
Aprovado também o projeto de resolução 04/2013 do Legislativo sobre a avaliação do estágio probatório dos servidores efetivos da Câmara.
Entre os 20 projetos do Executivo autorizando aberturas de créditos está o 137/2013 que destina R$ 900 mil para a licitação da empresa terceirizada que irá fazer serviços de coleta de lixo e o projeto 144/2013 que destina R$ 260 mil para que a Secretaria de Indústria e Comércio utilize na execução da Expo-Palotina em setembro.
Além disso, foram aprovados sete projetos do Legislativo que denominam ruas de alguns bairros de Palotina. Grande parte desses projetos foi de autoria de todos os vereadores. Os vereadores Enio Moesch (PSDB), Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), Antoninho Cecchi (PTB) e Roberto Vilela (PMDB) foram autores do projeto nº 012/2013 denominando a Rua A do loteamento Residencial Esplanada dos Ipês no Bairro Osvaldo Cruz de Rua Papa João Paulo II.  
Eurico foi autor de um requerimento e uma indicação. O requerimento nº 026/2013 requer por meio da secretaria competente para que a mesma preste informações documentadas de quantos metros cúbicos de cascalho e de pedra brita o Poder Executivo adquiriu no período de 2009 a 2012.
Já a indicação nº 034/2013 é para que a secretaria competente instale placas de sinalização nos trechos que passaram pela revitalização das avenidas e ainda estão sem qualquer sinalização. Em alguns trechos, como em frente à Caixa Econômica Federal deixa os motoristas indecisos de como estacionar os carros.
O vereador Roberto Vilela (PMDB) sugeriu a indicação nº 033/2013 para que a secretaria competente coloque avisos de proibição para fumantes em pontos de ampla visibilidade, com indicação do telefone e endereço dos órgãos municipais responsáveis pela vigilância sanitária e defesa do consumidor.
Os vereadores Eloir, Osvaldo, Natal e Eurico usaram a tribuna e comentaram os assuntos em pauta. O prefeito Jucenir Stentzler (PTB) acompanhou a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário