terça-feira, 13 de agosto de 2013

Com plenário cheio, vereadores discutiram a terceirização dos zeladores

Vereadores com o plenário cheio durante a sessão de segunda

Um grande número de pessoas acompanhou a sessão da Câmara de Vereadores de Palotina dessa segunda-feira (12). O assunto que mais gerou repercussão foi à votação do parecer contrário nº 051/2013 da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas ao projeto de lei nº 117/2013 do Executivo Municipal sobre a terceirização dos trabalhos de zelador e vigia em Palotina.
O parecer foi rejeitado por quatro votos a três. Os vereadores Antoninho Chechi (PTB), Luís Bernardo Alonso (PP), Roberto Vilela (PMDB) e Enio Moesch (PSDB) votaram contra. Já Eloir Berno (PSD), Mauro Holz (PT) e Natal Bonaldo (PT) votaram a favor. Portanto, sendo o parecer reprovado, o projeto acima citado voltará à pauta nas próximas sessões, uma vez que o projeto havia sido rejeitado e estava arquivado. Para que um projeto arquivado volte à votação é preciso que cinco vereadores dêem o voto favorável a isso.
Mesmo o vereador Enio (secretário) sendo integrante da comissão, não acompanhou o voto de Eloir (presidente) e Mauro (relator). Os demais assuntos foram aprovados, sendo que os projetos vão para o segundo turno.
A sessão teve a ausência do vereador Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) em virtude de uma viagem a Curitiba. A próxima plenária será segunda (19), às 14h.
Os vereadores Eloir e Bernardo apresentaram três requerimentos. Em um deles, o de nº 028/2013 pede para que seja informado o total de loteamentos que foram instalados no município de 2012 até hoje, fornecendo os mapas dos loteamentos com as respectivas áreas verdes e institucionais e os alvarás de licença. 
Houve também a moção de aplausos e congratulações nº 04/2013 pelos 25 anos do CARTA ( Centro de Apoio e Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras) de autoria dos vereadores  Antoninho, Enio, Bernardo e Osvaldo pelos relevantes serviços prestados.
Outro assunto pautado foi o projeto de lei complementar nº 06/2013 do Executivo que “altera o “caput”, do Art. 330, da Lei complementar nº 81, de 26 de dezembro de 2006 e faz referência ao Código Tributário Municipal, prevendo a possibilidade de parcelamento de débitos tributários do município por um prazo maior em até 240 parcelas, já que o município realizou obras vultuosas.
Estiveram em votação também dois projetos de lei. O de nº 014/2013 do Legislativo que extingue o cargo comissionado de assessor técnico contábil da Câmara, e o de nº 118/2013 do Executivo que reduz a jornada de trabalho dos fonoaudiólogos de 37 para 20 horas semanais.
Foram debatidas também quatro indicações. Em uma delas, a de nº 037/2013 de autoria dos vereadores Antoninho e Roberto, sugerindo a instalação de câmeras de segurança no Cemitério Municipal interligadas com a PM (Polícia Militar), além da colocação de cerca elétrica, levantamento do muro e ampliação do ossuário.

Usaram a tribuna os edis Eloir, Antoninho e Natal e comentaram os assuntos em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário