terça-feira, 1 de julho de 2014

Poder Legislativo aprova dez projetos e delibera indicação e requerimentos

Reunião plenária que aprovou vários projetos e também indicação e requerimentos

A Câmara de Palotina realizou nessa segunda-feira (30) mais uma sessão ordinária que aprovou uma indicação, três requerimentos, uma emenda supressiva e 10 projetos de lei. A próxima sessão será na segunda-feira (7), às 14h.

O presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) e o vereador Enio Moesch (PSDB) solicitam com a indicação nº 041/2014 para que através dos mecanismos legais a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Cultura do Município providenciem a colocação de legendas nas fotos dos pioneiros contidas nos pilares que estão fixados na Praça Amadeo Piovesan.

O presidente da Câmara também foi autor de um requerimento de nº 030/2014 pedindo ao Executivo para que tome providências quanto a Ponte do Rio Azul na Linha Caravágio na KD-221 próxima ao Carta (Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico), informando se existe projeto para construção, reforma, melhoria e qual é o prazo do início e término da referida obra.

Eurico e os vereadores Natal Bonaldo (PT) e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), propuseram o requerimento nº 031/2014 que requerem junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e ao DETRAN (Departamento de Trânsito do Paraná), a implantação de lombadas eletrônicas em trechos movimentados de Palotina- nas Avenidas Independência e Presidente Kennedy e em outras vias.

O edil Gílson Pereira da Paixão (PT) propôs o requerimento nº 032/2014 pedindo informações ao Poder Executivo se existe um gerador de energia elétrica no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, e se não há, qual a previsão de instalação de um gerador.

Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha

Foi aprovado em primeira votação e seguirá ao segundo e último turno, o projeto de lei nº 008/2014 do Poder legislativo, proposto pelo vereador Enio Moesch (PSDB) sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha. O texto do projeto diz que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, em parceria com a equipe dos agentes ambientais, equipes do curso de Biocombustível da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina, empresas locais e entidades da sociedade civil, estabelecerá pontos de coleta de óleo de cozinha em locais de acesso facilitado a toda a população do município.

Emenda supressiva ao projeto da coleta de óleo de cozinha

Em única discussão e votação os vereadores aprovaram na sessão, a emenda supressiva de autoria dos vereadores Antoninho Chechi (PTB), Eloir Berno (PSD) e Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Obras, Serviços e Infraestrutura que suprime o art. 4º do Projeto de Lei 008/2014, que trata sobre a criação do Programa Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha.
Na justificativa da emenda refere-se que a Administração Pública não pode ser obrigada a direcionar a licitação para coleta e reciclagem dos resíduos de óleo para a empresa que faz a limpeza urbana do Município. Esta obrigação fere a autonomia do Município em escolher as melhores formas de cumprir com o objeto do projeto de lei em destaque.

Projetos em primeiro turno

Em primeiro turno, os vereadores aprovaram os projetos de lei nºs 148, 149, 150, 151 e 152/2014 do Executivo Municipal que realizam aberturas de créditos e alterações no PPA (Plano Plurianual) e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). 

Projetos que vão à sanção
Foram aprovados os projetos de lei nºs 124, 144, 145 e 146/2014 que vão seguir à sanção. Os projetos referem-se a aberturas de créditos e alterações no PPA e na LDO.  

Tribuna

Usaram a tribuna os vereadores Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP), Roberto Vilela (PMDB), Natal Bonaldo (PT), Antoninho Chechi (PTB) e Eurico Fernandes Barbosa (PMDB).



Nenhum comentário:

Postar um comentário