quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Câmara rejeita projeto sobre a terceirização da iluminação pública

Sessão da última segunda-feira que rejeitou os projetos de iluminação pública

Na sessão da última segunda-feira (1) a Câmara de Vereadores de Palotina aprovou vários projetos de lei, um requerimento e duas indicações. A sessão foi marcada em torno das discussões envolvendo quatro projetos de lei do Poder Executivo em segunda e última discussão sobre a terceirização dos serviços de iluminação pública em Palotina.  Os projetos em questão são o 189, 190, 191 e 192/2014 do Executivo. A próxima sessão será na segunda-feira (8) às 14h.
Os projetos foram rejeitados por cinco votos contrários e quatro votos favoráveis. De acordo com os projetos, o Poder Executivo faria a terceirização dos serviços de iluminação pública em Palotina.
Conforme os projetos, seria destinado a terceirização um total de R$ 1.790.000,00 para manutenção dos sistemas de iluminação pública. Segundo os projetos, o valor seria utilizado com material de consumo, serviços de pessoa jurídica além de equipamentos e material de consumo.
Os vereadores discutiram o assunto, expuseram seus argumentos, alguns contra e outros a favor. Os edis que votaram a favor argumentaram que os serviços de iluminação pública precisariam ser terceirizados para haver mais qualidade na realização dos mesmos e atender a demanda da cidade. Já os legisladores que votaram contra argumentaram que a Prefeitura não precisa contratar empresa terceirizada para realizar os serviços, já que com o quadro de servidores que possui poderia realizar os serviços e adquirir novos equipamentos.
Os projetos foram rejeitados pelos vereadores Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP), Mauro Antonio Holz (PT), Natal Antonio Bonaldo (PT), Roberto Celso Vilela (PMDB) e pelo presidente da Câmara Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) que votou porque houve empate.
Os vereadores Antoninho Luiz Chechi (PTB), Enio Moesch (PSDB), Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) e Sansão Pinheiro (PP) votaram favoráveis aos projetos.  Os projetos seguem ao arquivo.

Sansão assume na Câmara

Tomou posse pela segunda vez nesta Legislatura o suplente Sansão Pinheiro (PP). Sansão ocupa a vaga do vereador Eloir Berno (PSD) que se ausentou por 30 dias para tratar de assuntos particulares.

Requerimento sobre o Hospital Municipal

O vereador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) foi autor do requerimento nº 044/2014 aprovado em turno único que requer ao Poder Executivo para que o mesmo preste informações a respeito da contratação das empresas que prestam serviços médicos junto ao Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, encaminhando os seguintes documentos: Cópia dos contratos firmados entre o Município de Palotina e as empresas que prestam os serviços médicos junto ao Hospital Municipal e cópia dos contratos sociais das empresas que prestam tais serviços médicos, bem como, cópia de todo o processo licitatório que culminou com a habilitação para tais serviços. O requerimento segue à apreciação.

Indicações

O vereador Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) foi autor da indicação nº 058/2014 para que através dos meios legais realize a pintura da faixa contínua no asfalto da KD-220 desde a PR- 364 até o Rio São Pedro, divisa entre o Município de Palotina e Vila Nice, pertencente ao Município de Assis Chateaubriand.
O vereador Enio Moesch (PSDB) foi autor da indicação nº 058/2014 para que através dos meios legais promovam a regulamentação dos estacionamentos de Palotina.

Dia do Comerciante

O edil Enio Moesch (PSDB) foi autor também do projeto de lei nº 011/2014 votado e aprovado em primeiro turno e vai seguir ao segundo turno, que institui o Dia do Comerciante no Município de Palotina. A data será comemorada anualmente no dia 16 de julho.
O projeto visa destacar os comerciantes de Palotina e a ACIPA (Associação Comercial e Empresarial de Palotina) que contribuiu para a ascensão do comércio local, promovendo capacitações, eventos, feiras entre outros atrativos para alavancar as vendas locais.

Projetos que vão à sanção

Os projetos de lei nºs 196, 197, 199, 200, 220, 221, e 222/2014 do Poder Executivo vão seguir à sanção. Os projetos tratam sobre a abertura de créditos para atender as secretarias municipais além de promoverem alterações no PPA (Plano Plurianual) e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Projetos aprovados em primeiro turno

Em primeiro turno foram aprovados os projetos de lei nºs 217, 218, 219, 226, 227, 228, 229, 230, 231 e 232/2014 do Poder Executivo que fazem alterações no PPA e na LDO além de autorizarem aberturas de créditos para atender a Administração Municipal. Os projetos seguem à segunda votação.

Tribuna


O vereador Roberto Celso Vilela (PMDB) fez uso da tribuna e comentou sobre a questão da terceirização da iluminação pública em Palotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário