quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Câmara aprova título de cidadão honorário a Eugênio Leszczynski

O pioneiro com o instrumento teodolito para fazer as medições

Em primeira votação os vereadores de Palotina foram unânimes na aprovação do projeto de decreto legislativo 04/2014 que concede o título de cidadão honorário ao pioneiro Eugênio Leszczynski na sessão da Câmara da última segunda-feira (10). O projeto passará por mais uma votação na plenária desta segunda-feira (17) às 14h.
A proposta de autoria do vereador Enio Moesch (PSDB) concede a honraria ao agrimensor responsável pela demarcação das terras palotinenses pela empresa Pinho e Terra em 1953 quando chegou a Palotina.
Eugênio é casado com Élige De Carli a primeira professora de Palotina e pai de quatro filhos. O pioneiro nasceu em 1931, em Erechim no Rio Grande do Sul. Eugênio e sua esposa estão escrevendo um livro retratando a história de Palotina. O pioneiro foi peça-chave na construção e desenvolvimento de Palotina, um símbolo vivo da história da cidade.

Até hoje em sua residência cultiva os objetos antigos do tempo em que demarcava as terras vermelhas de Palotina entre eles o teodolito, instrumento usado na demarcação das terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário