terça-feira, 27 de maio de 2014

Câmara aprova cidadania honorária ao pioneiro Severino Gênero

Sessão que aprovou título de cidadão honorário a Severino Gênero

Além da aprovação de indicações e requerimentos, a Câmara de Palotina na sessão dessa segunda-feira (26), aprovou em primeiro turno o projeto de decreto legislativo que concede título de cidadão honorário ao pioneiro Severino Gênero. A próxima sessão será segunda-feira, dia 2 de junho às 14h.
A iniciativa do projeto partiu do presidente do Legislativo, vereador Eurico Fernandes Barbosa (PMDB), agora o projeto terá que passar por mais uma votação, se aprovado, Severino entrará para a lista e será o 19º cidadão honorário de Palotina. 
Gaúcho, de Nova Itália (hoje Severiano de Almeida), Severino nasceu em 16 de junho de 1924 e chegou a Palotina em 1955, sendo um pioneiro da cidade. Acompanhou, ao longo dos anos, a política de perto, sempre interessado pelas questões sociais. Foi casado durante 45 anos com Madalena Gênero, falecida em 1999.
No mandato do ex-prefeito Márcio José da Silva colaborou para a implantação da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Palotina. Atuou como vereador na Legislatura de 1997 a 2000 e foi suplente de 1993 a 1996.
Entre os feitos de Severino pode-se destacar a participação na conquista da Biblioteca Municipal Castro Alves, fundação do Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo, requerimento junto a Câmara de Vereadores a Praça 15 de Novembro para construção do atual Centro de Convivência da Terceira Idade, projeto junto ao Deputado Federal Moacir Micheletto para a construção do Clube do Vovô João XXIII, presidente do Clube do Vovô, vice-presidente da Associação dos Aposentados e diretor da Rádio Cultura por sete anos.

Indicações aprovadas em turno único

Foram aprovadas na plenária cinco indicações em turno que vão seguir à apreciação. O vereador Eloir Berno (PSD) foi autor de duas. A proposição de nº 027/2014 solicita para que a Rota de Caminhões  que se localiza na Rua 24 de Junho, seja transferida para a Rua Juscelino Kubitschek, e que a rota da rua 1º de Janeiro, seja transferida para a Avenida Shirley Saurin, ambas saindo na Rua Pioneiro. 
A outra indicação de Berno, de nº 028/2014 indica a instalação da iluminação pública na Rua Juscelino Kubitschek, entre as Ruas Pioneiro e D.Pedro I.
Os edis Enio Moesch ( PSDB) e Sansão Pinheiro ( PP) solicitam com a indicação nº 029/2014 uma operação tapa buracos em algumas ruas do centro da cidade e de alguns bairros.
Os parlamentares Enio, Sansão e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) sugerem com a indicação nº 030/2014 para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública designe uma equipe operacional e especializada da Polícia Civil a fim de combater os assaltos e o crime organizado promovendo ronda e diligências de investigação rotineiras na cidade. O vereador Osvaldo também solicita com a indicação nº 031/2014 a colocação de lombadas na Rua 1º de Janeiro próximas a esquina com a Rua Grevilha, no Bairro Jardim Social em frente à quadra de esportes da Escola Municipal Vereador Luís Moacir Percicotti. 
O vereador Sansão também solicita com a indicação nº 032/2014 para que a Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental firme parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Itaipu Binacional para a distribuição de sacolas à população visando o recolhimento do lixo reciclável.

Requerimentos aprovados em turno único

Houve também a aprovação de três requerimentos em turno único que vão seguir á apreciação. O vereador Sansão Pinheiro (PP) com o requerimento nº 024/2014 requer a instalação do semáforo no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua 1º de Janeiro.
O vereador Mauro Holz ( PT) com o requerimento nº 025/2014 pede informações sobre a redução dos valores pagos a algumas estagiárias do PROE ( Programa de Complementação Educacional) de Palotina.
O vereador Eloir Berno ( PSD) por meio do requerimento nº 026/2014 requer do Executivo Municipal o contrato e o cronograma de execução das obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) em Palotina.

Projeto aprovado em último turno

Em segundo e último turno foi aprovado o projeto de lei nº 123/2014 do Executivo que altera a Lei nº 1.855, de 26 de novembro de 2004, referente ao Plano de Custeio do Regime de Previdência dos servidores públicos de Palotina e suas modificações posteriores. O projeto vai seguir à sanção do Poder Executivo.

Tribuna

Fizeram uso da tribuna os vereadores Sansão Pinheiro (PP), Eloir Berno (PSD) e Roberto Vilela (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário