terça-feira, 10 de junho de 2014

Câmara presta apoio aos órgãos públicos para a não exploração do gás de xisto

Vereadores prestaram apoio contra a exploração do gás de xisto

Na sessão dessa segunda-feira (9) da Câmara de Vereadores de Palotina, os parlamentares foram favoráveis à moção de apoio contra a exploração do gás de xisto na região. Foram aprovados também projetos, indicação e requerimento.
Em virtude da entrega do título de Cidadão Honorário a Severino Gênero na segunda-feira (16), a próxima sessão ordinária da Câmara será antecipada para sexta-feira, dia 13 às 14h.
Os vereadores Enio Moesch (PSDB), Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) e Roberto Vilela (PMDB) foram autores da moção nº 001/2014 aprovada pelos nove vereadores prestando apoio a Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual quanto a proposição de ações contra a exploração de gás de xisto na região do Aquífero Guarani mediante o sistema de fracking.
De acordo com estudos, o fracking, método utilizado para o fraturamento hidráulico da rocha no subsolo, representa um grande risco ao lençol freático e ao próprio solo de nossa região. Manifestos ocorreram na região e nos últimos dias o assunto ganhou repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação.

Vereador Mauro Holz irá se licenciar

O vereador Mauro Holz (PT) teve o seu pedido de licença por 30 dias aprovado por unanimidade entre os parlamentares durante a sessão. O edil irá tratar de assuntos particulares pelo período de 16 de junho a 15 de julho. Em seu lugar ficará o suplente Gilson da Paixão (PT).  

Passarela do Lago Municipal

O vereador Roberto Vilela (PMDB) foi autor do requerimento nº 029/2014 aprovado por unanimidade requerendo ao Executivo informações sobre quais providências serão tomadas quanto a passarela existente no Lago Municipal. De acordo com o requerimento a estrutura está comprometida, sendo visível a existência de buracos na madeira e nas laterais da passarela.

Espaço à cultura na Expo Palotina

Outro assunto discutido e aprovado na sessão, foi a indicação nº 037/2014 de autoria de todos os vereadores para que seja criado na Expo Palotina 2014 que irá se realizar em setembro, um espaço destinado a cultura e valorização das atividades culturais de Palotina.

Projetos aprovados

Em último turno foi aprovado o projeto de lei nº 07/2014 de autoria dos vereadores Antoninho Chechi (PTB) e Enio Moesch (PSDB) que dá denominação à rua do Loteamento Jardim Diamante no Bairro Jardim Progresso. A Rua E passará a ter a denominação de Rua Luiz Donin.
Em primeiro turno houve a aprovação dos projetos nºs 125, 126, 127, 128,129, 130, 131, 132 e 133/2014 do Poder Executivo.  Esses projetos promovem alterações no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e abrem crédito para atender serviços das secretarias da Administração.
O projeto nº 127/2014 faz remanejamento de dotação orçamentária de R$ 85 mil do Poder Legislativo para aplicar em serviços no mesmo poder. 
O projeto nº 130/2014 faz remanejamento de dotação orçamentária na de 49.200,00 da Secretaria de Finanças para atender serviços na mesma secretaria.
O projeto nº 133/2014 abre crédito de R$ 12 mil para manutenção da Secretaria de Administração. 

Tribuna

Fizeram uso da tribuna os vereadores Eloir Berno (PSD), Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) e Natal Bonaldo (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário