sexta-feira, 15 de agosto de 2014

UFPR completa 20 anos e Selmar Basso recebe o Título de Cidadão Honorário

Vereadores homenagearam Selmar Basso com a cidadania honorária

A noite da última quinta-feira (14) foi de festa em Palotina. A UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina completou 20 anos de atuação no Município. Deputados, ex-prefeitos, vereadores e empresários que contribuíram para que a UFPR se tornasse reconhecida em todo o Brasil estiveram presentes. O reitor Zaki Akel Sobrinho e o diretor do Setor Elisandro Frigo estiveram presentes assim como ex-reitores e diretores em solenidade que foi realizada no Teatro Municipal Ludovico Riedi. No evento foi lançada a revista comemorativa dos 20 anos da UFPR editada pela professora e ex-vereadora Eleci Donin.
Outro ponto forte da noite foi à entrega do Título de Cidadão Honorário a Selmar Basso. Selmar participa ativamente dos trabalhos da universidade desde a sua instalação na cidade. A sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores ocorreu na sequencia da solenidade dos 20 anos da universidade, com a presença dos nove vereadores.
O autor do projeto de decreto legislativo nº 02/2013 que concedeu a cidadania honorária foi o edil Eloir Berno (PSD). Eloir, em seu discurso, citou a atuação de Selmar frente à universidade e assim como as demais pessoas que contribuíram para que a UFPR fosse reconhecida e atingisse a importância que tem para os palotinenses. Selmar é o 18º cidadão honorário de Palotina.

A trajetória de Selmar na UFPR

Selmar nasceu em Severiano de Almeida (RS), em 27 de fevereiro de 1960, é casado, pai de três filhos, veio para Palotina em 1971, é formado em Engenharia Mecânica pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e em administração pela mesma universidade.
Foi um dos fundadores e incentivadores para a instalação do campus hoje setor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Palotina, além de ter sido diretor da Fumesp (Fundação Municipal do Ensino Superior de Palotina), entre os anos de 2001 a 2004 com o objetivo de difundir e aprimorar o conhecimento científico na cidade.
Selmar com outros líderes criou o AACP (Associação Amigos do Campus da UFPR), para a instalação do Hospital Veterinário e para a compra de materiais para o hospital.
Nos dias atuais, Selmar participa do Conselho da Universidade como representante da comunidade. Em 2001, Basso foi patrono da 5ª turma de medicina veterinária da UFPR, e em 2009 e 2012 foi paraninfo e patrono de duas turmas do Colégio Agrícola Adroaldo Augusto Colombo.

Programação dos 20 anos da UFPR

A programação que marcou os 20 anos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Palotina começou na quinta-feira (14) às 16h30 quando foi inaugurado o Totem dos 20 anos da instituição.
Na noite de quinta-feira, ocorreu o lançamento da revista comemorativa dos 20 anos da UFPR em Palotina, editada pela professora e ex-vereadora Eleci Donin e houve a sessão solene que concedeu o Título de Cidadão Honorário a Selmar Basso.
Na sexta-feira (15) ocorreu pela manhã a doação do terreno para construção da Casa do Estudante Universitário, projeto aprovado pela Câmara de Vereadores em 2013. Às 13h30 foram inaugurados dois novos blocos didáticos e às 14h30 foi inaugurado o LABSUI (Laboratório de Suínos).

O Setor Palotina da UFPR mantém os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia em Aquicultura, Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Biocombustíveis, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Exatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário