quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Alunos e professores pedem o não fechamento do CEEBJA

Alunos e professores protestaram na Câmara

Alunos e professores do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Palotina marcaram presença na sessão da Câmara realizada na última segunda-feira (10).
Com faixas e cartazes, os alunos e professores se manifestaram pelo não fechamento do centro de ensino em Palotina pedindo o apoio da Câmara de Vereadores visto que, na semana passada a SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação) e o NRE (Núcleo Regional de Educação) de Toledo por meio de um ofício informou que o CEEBJA teria as atividades encerradas no dia 31 de dezembro.
A instituição de ensino atua desde 1988 em Palotina e atende atualmente quase 500 alunos nos três períodos. O CEEBJA tem a finalidade de oferecer ensino às pessoas que por entre outras situações não conseguiram concluir os estudos dentro do prazo regular.
Segundo o governo do Estado, a intenção é acolher os alunos na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) e transferir as aulas para um local mais amplo e que ofereça as normas de acessibilidade previstas em lei.
A opção seria transferir os alunos para o Colégio Estadual Barão do Rio Branco com aulas somente no período noturno e que não atenderia todos os alunos.
Alunos e professores pedem a manutenção do CEEBJA em Palotina, dentro dos moldes atuais e a disponibilidade para as aulas nos três turnos.

Vereadores pedem a manutenção do CEEBJA

O vereador Enio Moesch (PSDB) apresentou na sessão a indicação nº 085/2014 para que através dos deputados que possuem representatividade em Palotina intercedam junto a Secretaria de Estado da Educação a fim propiciar um local definitivo com estrutura adequada para o CEEBJA.
O local terá que contemplar acessibilidade, acesso a cadeirantes, quadras esportivas, laboratório e toda estrutura necessária para um educandário, tendo em vista a normativa do CNE (Conselho Nacional de Educação) que exige tais adequações até 2017, para o CEEBJA que passará da atual estrutura física para a estrutura do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com as turmas do período noturno, porém sem uma definição quanto às turmas do matutino e vespertino.
Outra indicação de nº 086/2014 de autoria dos vereadores Antoninho Chechi (PTB), Eloir Berno (PSD), Enio Moesch (PSDB), Eurico Fernandes Barbosa (PMDB), Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP), Mauro Holz (PT), Natal Bonaldo (PT), Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) e Roberto Vilela (PMDB) sugere ao governador do Estado Beto Richa (PSDB) para que mantenha aberto, nos moldes atuais, o CEEBJA pois é imprescindível para a comunidade local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário