terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Vereadores participam de reunião para que UTIs não fechem em Toledo

Reunião ocorreu na Câmara de Toledo com várias autoridades


O presidente da Câmara de Vereadores de Palotina, Roberto Celso Vilela (PMDB) e os vereadores Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) participaram na última terça-feira (20) de um encontro na Câmara de Toledo com demais presidentes das Câmaras e vereadores da região pedindo o não fechamento dos 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no Hospital Bom Jesus em Toledo.
A reunião convocada pelo presidente do Legislativo toledano Ademar Dorfschmidt (PMDB) foi realizada com os 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde. De acordo com o que foi colocado na reunião, na próxima segunda-feira (26) terá início a desativação dos leitos de UTI e a devolução dos equipamentos à Secretaria Estadual de Saúde.  Participou também da reunião o prefeito de Toledo Beto Lunitti (PMDB), presidente da ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), Luiz Eduardo Guaraná e representantes da Prefeitura da cidade.
Os vereadores que participaram do encontro estão preocupados com o que a administração do hospital disse a algumas semanas que iria fechar os 10 leitos que não fossem credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo informações da reunião, o governo só paga pelos serviços prestados no hospital de forma administrativa, ou seja, a força. Isto porque os 10 leitos não são credenciados pelo SUS, por causa de pendências com a vigilância sanitária de Toledo.
A nova chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, participou da reunião e disse que o Governo do Estado tem interesse em manter os leitos funcionando mas as partes devem entrar em um acordo legal sobre os pagamentos.
No momento em que foi aberto o espaço para os vereadores falarem, o presidente da Câmara de Palotina e o vereador Osvaldo usaram a palavra e comentaram sobre os leitos de UTI que serão instalados em Palotina e outros apontamentos.

Os parlamentares que compareceram ao encontro disseram que vão entrar em contato com os deputados que representam a região em Curitiba para buscar uma solução para o problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário