quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sessão aprova reajuste aos servidores e no subsídio dos vereadores

Sessão teve aprovação do reajuste aos servidores e no subsídio dos vereadores

A sessão da última sexta-feira (13) da Câmara de Palotina foram aprovados projetos e uma moção de repúdio. A próxima sessão ordinária será na segunda-feira (23) às 14h. Devido ao recesso de segunda-feira (16) e do feriado de Carnaval na terça-feira (17) o dia da sessão foi antecipado para sexta-feira.
Na sessão foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei complementar nº 001/2015 do Executivo Municipal que concede reajuste e recomposição salarial aos servidores efetivos, cargos em comissão e emprego público e corrige os valores dos proventos de aposentadorias e pensões com paridade. O reajuste será de 7% a partir de janeiro e de 1% a partir de setembro ambos neste ano.
Também em primeiro foi aprovado o projeto de Lei nº 001/2015 do Legislativo Municipal concede reajuste aos servidores do quadro próprio de pessoal da Câmara Municipal de Palotina. O reajuste será de 7% a partir de janeiro e de 1% a partir de setembro ambos neste ano.
O projeto nº 006/2015 do Legislativo Municipal aprovado em primeiro turno concede a reposição salarial anual dos subsídios dos vereadores municipais. Conforme o projeto, a partir de 1º de janeiro deste ano, os vereadores terão reajuste de 4,27%, calculado com base na média entre os indicadores INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e IPCA, sem aumento real. A matéria prevê que os subsídios ficarão R$ 6.321,39 para o presidente e R$ 5.545,07 para os demais vereadores. Esses três projetos foram aprovados por unanimidade e vão ser votados em segundo e último turno para depois serem sancionados.

Projetos aprovados em segundo e último turno

Em segundo e último turno os edis aprovaram o projeto de Lei nº 004/2015 do Executivo Municipal que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura do Município de Palotina, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos e financiamento.
Foi aprovado em segundo e último turno o projeto de lei nº 005/2015 do Poder Executivo que dispõe sobre o aumento de vagas para o emprego público de médico clínico geral e enfermeiro, modifica o anexo I da Lei 2.104/2007. Ambos os cargos passarão de oito para 10 vagas.
Foi aprovado também em último turno o projeto de lei nº 006/2015 do Executivo Municipal que altera o número de vagas para cargos de provimento efetivo de técnico de enfermagem e psicólogo, modifica o anexo I da Lei 1096/1992 e suas alterações posteriores. Técnico de enfermagem passará de 26 para 34 vagas e psicólogo de 10 para 11 vagas. Esses projetos foram aprovados por unanimidade e seguem à sanção do Executivo.

Moção de repúdio aos deputados estaduais

Os professores compareceram em mais uma sessão da Câmara da última sexta-feira (13) e acompanharam a votação e discussão da moção de repúdio nº 002/2015 aprovada por unanimidade em turno único de autoria do vereador Natal Antonio Bonaldo (PT) contra as atitudes dos deputados estaduais do Paraná que votaram a favor do requerimento pedindo a votação do projeto do governador Beto Richa (PSDB) sobre o fim de alguns direitos aos professores sem que o projeto fosse analisado pelas comissões da ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná). Entre os deputados, há parlamentares que fizeram votos em Palotina, são eles: Elio Rusch (DEM) 3450 votos; Paulo Litro (PSDB) 2554 votos; José Carlos Schiavinato (PP) 1384 votos, Cláudio Palozi (PSC) 320 votos; André Bueno (PDT) 322 votos; Tião Medeiros (PTB) 207 votos; Gílson de Souza (PSC) 100 votos; Evandro Júnior (PSDB) 400 votos; Mara Lima (PSDB) 63 votos; Alexandre Curi (PMDB) 45 votos; Fernando Scanavacca (PDT) 34 votos; Felipe Francischini (SD) 34 votos; Ricardo Arruda (PSC) 31 votos; Márcio Nunes (PSC) 26 votos; Jonas Guimarães (PMDB) 20 votos; Mauro Moraes (PMDB) 16 votos; Maria Victória (PP) 12 votos; Nelson Justus (DEM) 7 votos; Artagão Júnior (PMDB) 6 votos; Tiago Amaral ( PSB) 4 votos, Wilmar Reichembach (PSC) 3 votos;  Dr. Batista (PMN) 2 votos e Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) 2 votos.

Tribuna

Fizeram uso da tribuna os vereadores Antoninho Luiz Chechi (PTB), Natal Antonio Bonaldo (PT), Eloir Berno (PSD), Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) e Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário