terça-feira, 12 de maio de 2015

Câmara aprova o aumento de vagas para cuidador da Casa Lar

Vereadores aprovaram diversos assuntos e sessão teve a presença de alunos e professores

Diversos assuntos foram votados e aprovados na reunião plenária da última segunda-feira (11) da Câmara Municipal de Palotina. Os vereadores votaram em indicações, deferimento de licença, moção de repúdio, os projetos de lei em primeiro turno sendo o 067/2015 que aumenta vagas de provimento efetivo de auxiliar administrativo recebendo um voto contrário do edil Eloir Berno (PSD), e do 070 ao 076/2015 todos do Executivo autorizando aberturas de créditos para atender serviços da Secretaria de Educação e Cultura e alterações do PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A sessão foi conduzida pelo presidente vereador Roberto Celso Vilela (PMDB) e pelos vereadores Enio Moesch (PSDB) - primeiro-secretário e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) - segundo-secretário. Os vereadores Natal Antonio Bonaldo (PT) e Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) falaram na tribuna e a próxima sessão será na segunda-feira dia 18 às 14h.
Alunos do 5º ano da Escola Padre Vitorino Roggia acompanhados da supervisora Ana Maria Garcia e da professora Nilza Klug assistiram a sessão e também professores da rede estadual de ensino. 
Foi aprovado em segundo e último turno o projeto 073/2015 do Executivo que aumenta o número de vagas para o cargo de provimento em comissão de cuidador da Casa Lar em Palotina. De acordo com o projeto, as vagas vão aumentar de três para cinco. A matéria foi encaminhada ao Poder Executivo para ser sancionado.


Indicações

O vereador Natal Antonio Bonaldo (PT) apresentou três indicações. A indicação 040 sugere a Administração Municipal redutores de velocidade na Rua Juscelino Kubitschek, entre a Rua Pioneiro e Avenida Presidente Kennedy, e entre a Avenida Presidente Kennedy e Rua Sepé Tiaraju. A indicação 041 é para que o setor competente faça o calçamento na quadra que está localizado o pátio de máquinas da Prefeitura de Palotina. A sugestão 042 para que seja colocado um redutor de velocidade na Rua Pioneiro, em frente à Igreja Mundial do Reino de Deus e Mercado Pioneiro.
Com a indicação 043 o vereador Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) também pede lombadas elevadas na Rua 24 de junho esquina com a rua 1º de Maio a fim de diminuir a velocidade nas imediações. O edil também solicita com a proposição 044 um Parque Infantil no Bairro Pôr do Sol anexo ao Pavilhão Comunitário, nos mesmos moldes do parque instalado na Praça Padre Rafael Pivetta.
O presidente da Casa vereador Roberto Celso Vilela (PMDB) solicita com a indicação 046 que através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde sejam disponibilizadas urnas em todos os Postos de Saúde UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Município e nas Farmácias credenciadas como Farmácia Popular, a fim de colherem sugestões, reclamações e opiniões para serem apresentadas na próxima Conferência Municipal de Saúde.
O vereador Enio Moesch (PSDB) por meio da indicação 047 solicita para que através dos senadores eleitos Álvaro Dias (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), sensibilizem a presidenta Dilma Rousseff (PT) a fim de que a mesma reveja a condição de renovar os novos contratos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que foram fechados neste ano.
      
Licença do vereador Bernardo

Foi aprovado na sessão o deferimento de licença do vereador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) para tratar de interesses pessoais entre os dias 18 de maio de 2015 a 08 de junho de 2015. Em seu lugar, ocupará a vaga pela terceira vez nesta Legislatura o suplente Sansão Pinheiro (PP).


Moção de repúdio ao Governo do Estado

O legislador Natal Antonio Bonaldo (PT) foi autor da moção de repúdio em relação as atitudes do governador do Paraná Beto Richa (PSDB), do Secretário de Segurança Pública do Paraná Fernando Francischini, do presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano (PSDB) e dos 31 deputados que aprovaram o projeto que tirou direitos dos professores. A moção se manifesta em repúdio ao tratamento violento dado pelo Governo do Estado aos trabalhadores da área da Educação no dia 29 de abril de 2015 no Centro Cívico em Curitiba.

De acordo com a moção, os profissionais da Educação foram impedidos de participar da sessão que votou projetos importantes para a categoria. Repudia também as medidas que foram tomadas pelo governador afrontando os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário