terça-feira, 1 de setembro de 2015

Câmara solicita a identificação das ruas de alguns loteamentos e no acesso a Reserva Biológica de São Camilo

Vereadores na última sessão de agosto aprovaram diversos assuntos

Diversos projetos do Executivo Municipal e indicações foram aprovadas na última reunião plenária da Câmara de Vereadores de Palotina realizada na segunda-feira (31). O vereador Enio Moesch (PSDB) foi autor de indicação para que o Executivo através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos instale placas com os nomes das ruas dos loteamentos novos em Palotina sendo, Jardim Casa Grande, São Vicente Palotti 2, Jardim Itapema, Loteamento Arnildo Schreiner, Vila Taska, Jardim Maria Luíza e Jardim Butiá, todos no bairro Oswaldo Cruz, com o intuito, sobretudo, de facilitar o serviço dos Correios.
O vereador Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) foi autor de indicação para que por meio da Secretaria competente sejam instaladas placas identificando a Reserva Biológica de São Camilo, localizada na Linha São Roque em Palotina tanto pela Rodovia Municipal Orestes Villetti quanto pela Rodovia Municipal Vereador Lourival Gabriel que dão acesso à Reserva Biológica, considerada um dos principais Pontos Turísticos de Palotina. Junto a Reserva está o IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) sendo um órgão de pesquisa que da embasamento tecnológico as políticas públicas de desenvolvimento rural do Estado do Paraná.

Em 2011, o Ministério do Turismo designou uma equipe para conhecer o potencial da Reserva incluindo Palotina no roteiro turístico do Brasil por fazer parte de uma região de tríplice fronteira margeando o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu. Além disso, o local é muito visitado por alunos de diversas escolas que realizam passeios infantis, grupos da terceira idade e realização de excursões.

Próxima sessão

Devido ao feriado de 7 de setembro na segunda-feira, a sessão ordinária da Câmara será realizada na terça-feira dia 8 às 14h.        

Votação de parecer

Houve também na sessão a votação do parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação composta pelos vereadores Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) -presidente, Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) -relator e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) -secretário com parecer e votos contrários ao Projeto de Lei Complementar nº 01/2015 do Legislativo Municipal proposto pelo vereador Eloir Berno (PSD) que trata sobre alteração no artigo 10 da Lei Complementar 088/2008 sobre o parcelamento do solo urbano do Município de Palotina, que pretendia aumentar a participação popular com a realização de audiências públicas para debater sobre obras e instalações a serem feitas em áreas recebidas pelo Município. O parecer contrário foi aprovado, sendo assim o projeto segue ao arquivo.

Projetos aprovados em último turno


Em segundo e último turno a Câmara aprovou os projetos de lei nºs 110, 111, 112, 113, 117, 118, 119, 120, 121 e 122/2015 do Executivo que promovem alterações no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e autorizam abertura de crédito para atender as necessidades das secretarias municipais. Entre os projetos está o 119/2015 que dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar de R$ 153.550,00 para reforma do ginásio de esportes Golbol. Esses projetos foram baixados à sanção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário