quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Solicitação de melhorias na cidade e requerimentos preenche pauta da sessão

Vereadores aprovaram diversas indicações, requerimentos e projetos na sessão

Várias indicações e requerimentos foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Palotina da última segunda-feira (9). O vereador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) esteve ausente da sessão com falta justificada, os edis Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) e Eloir Berno (PSD) fizeram uso da tribuna e a próxima sessão ordinária será na segunda-feira (16) às 14h.
O edil Enio Moesch (PSDB) solicita para que a Prefeitura promova a erradicação e combate à proliferação das formigas cortadeiras mediante parceria com Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas ligadas ao setor agrícola e segmentos ligados ao Meio Ambiente.  
O presidente da Câmara Roberto Celso Vilela (PMDB) sugere bancos de concreto no gramado do Lago Municipal, bem como o plantio de árvores próximo a cada assento visando melhor conforto e sobra aos que visitam o local. O edil Eloir Berno (PSD) solicita a instalação de um parque infantil na praça do bairro Por do Sol, nos mesmos moldes do parque instalado na Praça Padre Rafael Pivetta.
O vereador Mauro Antonio Holz (PT) fez a indicação para que sejam realizadas reformas e melhorias no pavilhão comunitário do Bairro Pioneiro o qual está um tanto deteriorado, necessitando de nova cobertura para conter as goteiras. 

Requerimentos

Três requerimentos foram aprovados na ordem do dia da sessão ordinária. O vereador Enio Moesch (PSDB) requer para que através dos Deputados Estaduais com representatividade em Palotina e Secretaria de Estado da Fazenda promovam alterações na Lei nº18.468/2015, visando a prorrogação dos Programas PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) e PPD (Programa de Parcelamento de Débitos) para pagamentos do ICMS, IPVA, “causa mortis”, multas administrativas de qualquer origem e ressarcimentos ou restituições de qualquer espécie e origem a fim de oferecer condições aos empresários e empreendedores no que diz respeito aos pagamentos com 50% de descontos nos tributos, livre dos juros e multas, além do parcelamento de até 120 vezes conforme o caso, os quais tiveram sérios prejuízos devido à greve dos correios e greve dos bancos credenciados entre os meses de setembro e outubro de 2015.
O vereador Eloir Berno (PSD) requer informações do Executivo quanto à relação com os nomes dos beneficiados com as 81 casas construídas no Parque das Glicínias, juntamente com o número da casa e as minutas dos contratos identificando as obrigações dos donos.
O vereador Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) requer que seja oficiado ao Poder Executivo Municipal para que preste informações quanto aos dentistas da Rede Pública Municipal informando quantos dentistas ingressados por concurso ou PSF- Teste Seletivo compõem a rede pública, os locais de trabalho, bem como a carga horária de cada um, qual é o valor do vencimento de cada dentista e se registram ‘ponto’ ao entrarem e saírem dos postos de trabalho.

Pedido de vistas
Na sessão foi pedido vistas pelo vereador Enio Moesch (PSDB) ao parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação da Câmara formada pelos vereadores Eurico Fernandes Barbosa (PMDB)-presidente, Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP)-relator e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB)-secretário ao projeto de lei nº 09/2015 do Legislativo proposto pelo vereador Eloir Berno (PSD) que fixa de maneira permanente as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Palotina nas escolas públicas e CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) de Palotina.
A comissão emitiu parecer contrário em entender que o Poder Legislativo não pode criar projeto de lei de ordem orçamentária, cabendo essa função exclusivamente ao Poder Executivo, sendo assim, a comissão não emitiu parecer ao conteúdo do projeto já que o mesmo desperta atos de civismo aos alunos.  Com o pedido de vistas, o projeto será melhor analisado e voltará às votações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário