terça-feira, 16 de setembro de 2014

Suplente Marcos Eliseu Heuert assume vaga na Câmara

Sessão dessa segunda-feira aprovou projetos, requerimentos e indicação
Tomou posse na última segunda-feira (15) no plenário da Câmara de Vereadores de Palotina o suplente Marcos Eliseu Heuert (DEM). Marcos foi empossado no período da manhã, antes da sessão ordinária ocorrida no mesmo dia durante a tarde.
O suplente fez o juramento com a presença do presidente do Poder Legislativo vereador Eurico Fernandes Barbosa (PMDB).
Heuert participou como autor de um requerimento aprovado por unanimidade em turno único durante a sessão. O suplente ocupa a cadeira do edil Enio Moesch (PSDB) que se ausentou durante 30 dias para tratar de assuntos particulares.
A próxima sessão da Câmara está marcada para o dia 22 de setembro às 14h.
Fez parte dos trabalhos da Mesa Diretora na sessão como segundo-secretário o vereador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) que ocupou o lugar do edil segundo-secretário Eloir Berno (PSD) que está licenciado por 30 dias para tratar de assuntos particulares. 

Sansão solicita lixeiras nas ciclovias

O vereador Sansão Pinheiro (PP) foi autor da indicação nº 060/2014 aprovada em turno único para que através dos meios legais o Poder Executivo elabore estudos a fim de que sejam colocadas lixeiras nas ciclovias em Palotina. As ciclovias se estendem pelas Avenidas Independência e Presidente Kennedy. A indicação aprovada em turno único segue à apreciação.

Requerimentos aprovados

Foram aprovados na plenária cinco requerimentos solicitando informações. O requerimento nº 046/2014 de autoria do vereador Enio Moesch (PSDB), requer informações do Poder Executivo quanto a legalidade da taxa de coleta de lixo na tarifa de água, requerendo se há um termo de ajuste de conduta entre e o Município e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), se existe, que seja enviado os documentos pertinentes a esse termo.  
O vereador Marcos Eliseu Heuert (DEM) foi autor do requerimento nº 047/2014 para que o Executivo gestione junto a Sanepar, cópia das planilhas de custo da implantação da rede de esgoto em Palotina, com seus respectivos contratos firmados, bem como cópia das planilhas mensais das arrecadações dos 80% provenientes destas taxas e o possível saldo devedor no fim de julho de 2014. 
Outro requerimento aprovado de nº 048/2014 de autoria do edil Roberto Celso Vilela (PMDB) requer ao Executivo informações sobre o chafariz da Praça Amadeo Piovesan no centro da cidade. O edil requer o porquê do não funcionamento do chafariz, se existe projeto para revitalização do mesmo, quando vai iniciar a obra e o valor estimado.
O legislador Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP) foi autor do requerimento nº 049/2014 para que o Executivo preste informações quanto às áreas verdes existentes em Palotina fornecendo a cópia de todas as áreas verdes do município, mencionando os locais em que cada uma se encontra, cópia de todas as áreas verdes que foram desafetadas ou desapropriadas anexando as respectivas leis que as autorizaram, inclusive especificando o motivo da desafetação e com quem foi permutado/doado. 
O parlamentar Natal Antonio Bonaldo (PT) foi autor do requerimento nº 050/2014 solicitando do Executivo informações quanto a doação de área de Palotina para implantação de residências através de um programa da COOHAPLAN (Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores do Planalto).
O edil solicita a data que ocorreu a desafetação do referido imóvel (Chácara nº 386-B), anexando cópia da lei, qual é o prazo concedido para que a COOHAPLAN inicie as obras e caso não cumpra, quais as sanções que o município poderá aplicar e qual é a forma que a COOHAPLAN usará para fazer a seleção das residências que serão construídas. Os requerimentos em turno único seguem à apreciação.

Projeto aprovado em primeiro turno

Em primeiro turno foi aprovado o projeto de lei nº 198/2014 do Executivo Municipal que altera a Lei 2.727/2011, referente a Estrutura Administrativa do Município de Palotina, cria órgãos de direção vinculados à Secretaria de Saúde, modifica o anexo XI da Lei 1096/1992 e dá outras providências. Este projeto recebeu um voto contrário do vereador Natal Antonio Bonaldo (PT). Esse projeto segue à segunda votação.

Projetos aprovados em segundo turno

Em segundo e último turno a Câmara de Palotina aprovou os projetos de lei nºs 223, 224, 225, 233, 234, 235, 236, 237, 238, 239, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246, 247, 248, 249, 250, 251, 252 e 253/2014 do Executivo Municipal que promovem alterações no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e autorizam aberturas de créditos para atender os serviços das secretarias da Administração Municipal. Esses projetos seguem à sanção.

Tribuna

Fizeram uso da tribuna os vereadores Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), Natal Antonio Bonaldo (PT), Luís Bernardo dos Santos Alonso (PP), Marcos Eliseu Heuert (DEM), Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) e Antoninho Luiz Chechi (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário