quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Leszczynski será o 20º Cidadão Honorário de Palotina

Vereadores aprovaram o título de Cidadão Honorário ao pioneiro

Em segunda e última votação os vereadores da Câmara de Palotina foram unânimes na aprovação do projeto de decreto legislativo nº 04/2014 que concede o Título de Cidadão Honorário ao pioneiro Eugênio Adriano Leszczynski. Eugênio será o 20º nome a entrar para a lista dos que receberam o título em Palotina. O pioneiro acompanhou a sessão com sua esposa Élige De Carli a primeira professora do município.
O projeto de autoria do vereador Enio Moesch (PSDB) concede a honraria ao agrimensor responsável pela demarcação das terras palotinenses pela empresa Pinho e Terras LTDA em 1953 quando chegou a Palotina. O agrimensor desbravou também a cidade de Mercedes.
Logo que chegou com outros pioneiros, foi para a República na Linha Alto Pioneiro na Fazenda Pozzan, local que recebeu também os padres palotinos e onde a cidade iniciou.

Eugênio é pai de quatro filhos. O pioneiro nasceu em 1931, em Erechim no Rio Grande do Sul. O homenageado e sua esposa estão escrevendo um livro retratando a história de Palotina. O pioneiro foi peça-chave na construção e desenvolvimento do município, um símbolo vivo da história da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário