quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Câmara aprova desafetação de área para construção da nova sede do Poder legislativo

Sessão da última segunda-feira projeto importante sobre a desafetação de área para construção da Câmara foi votado

Nesta semana, na sessão da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira (30) diversos projetos, indicações e requerimentos foram aprovados. Foi aprovada também a moção de apoio e solidariedade em turno às vítimas do tornado em Marechal Cândido Rondon ocorrido no último dia 19 de novembro. A próxima sessão será na segunda-feira (7) às 14h.
O que gerou comentários na sessão foi em relação ao projeto de lei 216/2015 do Executivo Municipal que desafeta uma área institucional para regulamentação em cartório a fim de ser doada à Câmara de Vereadores para construção de sua nova sede. A área fica localizada no Bairro Osvaldo Cruz.
O projeto esteve em primeira votação na sessão de segunda sendo aprovado por sete votos favoráveis e um voto contrário do vereador Eloir Berno (PSD), argumentando na tribuna a necessidade de construir um elevador na atual Câmara para que portadores de necessidades especiais e idosos possam ter acesso.
O presidente da Câmara Roberto Celso Vilela (PMDB) também fez uso da tribuna e explicou que uma nova Câmara precisa ser feita para que atenda já as normas de acessibilidade, inclusive com espaço maior para gabinetes e nova estrutura hidráulica e elétrica, não sendo viável construir o elevador na atual sede. O projeto foi votado na última quarta-feira (2) em regime de sessão extraordinária e aprovado em segunda e última votação e agora será sancionado para transformar o projeto em lei. O vereador Eloir Berno (PSD) manteve o voto contrário e os demais vereadores foram a favor. O presidente da Casa agradeceu as comissões permanentes da Câmara por terem emitido pareceres favoráveis ao projeto, e mantido a decisão da maioria absoluta em plenário.
Adefipal e promotora de Justiça na sessão
Alguns membros da Adefipal (Associação dos Deficientes Físicos de Palotina) e a promotora de Justiça e cidadã honorária de Palotina Cristiane Aparecida Ramos estiveram presentes acompanhando a sessão. 

Indicações

Duas indicações foram aprovadas. Os vereadores Enio Moesch (PSDB) e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB) indicam para que através da Regional de Saúde de Toledo, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária, UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina e empresas locais realizem uma parceria para combater a proliferação de ratazanas, escorpiões e centopeias em Palotina.
O presidente da Casa Roberto Celso Vilela (PMDB) indica para que através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos seja realizado o reperfilhamento asfáltico no trecho que liga a Avenida Shirley Saurin com a rua que dá acesso à entrada do CAIC, bem como a imediata substituição do poste de alta tensão localizado em frente ao educandário.

Requerimentos

Quatro requerimentos foram aprovados. O edil Enio Moesch (PSDB) quer informações se existe projeto para a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade e Multiuso para o Distrito de São Camilo.
Outro requerimento de autoria do vereador Eurico Fernandes Barbosa (PMDB) requer informações do Poder Executivo para que envie informações quanto ao cancelamento de uma das emendas parlamentares de um Deputado Federal que visava a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para o bairro Oswaldo Cruz. O vereador requer cópias de todos os documentos inerentes à obra.
O vereador Eloir Berno (PSD) requer informações do Executivo e forneça à Câmara Legislativa quem são os membros do Conselho do FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros), de Palotina bem como a ata de constituição, e se não houver, o porquê.
Outro requerimento de Eloir pede para que o Poder Executivo preste informações e forneça à Câmara todos os remanejamentos, em todas as Secretarias, através de Decretos.

Projetos que vão à sanção


Foram aprovados em último turno e vão à sanção os projetos de lei nºs 200 ao 219/2015 do Executivo que alteram o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e abrem crédito para atender algumas secretarias da Administração Municipal realizar serviços em Palotina.

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